Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Solidariedade.


No meu dia-a-dia, na ida e volta do meu trabalho, não há um só dia que não me depare com a falta de solidariedade humana. É impressionante como a maioria das pessoas são egoístas, egocentricas, tão cheias de si, que sequer são capazes de enxergar a realidade que as cerca. Estão tão envolvidas com suas necessidades, muitas vezes "inúteis" que não percebem que na maioria das vezes existe alguém ao seu lado que realmente precisa de ajuda.

O evangelho de Lucas narra uma situação vivida por Jesus que nos apresenta o elemento fundante do espírito de solidariedade. Vejamos: “Um doutor da Lei se levantou e, querendo experimentar Jesus, perguntou: Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna? Jesus lhe disse: Que está escrito na Lei? Como lês? Ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento; e teu próximo como a ti mesmo! Jesus lhe disse: Respondeste corretamente. Faze isso e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?”(Cf. Lc 10, 25-29).

A parábola do Bom Samaritano, contada por Jesus depois deste questionamento, relata que o próximo foi aquele que chegou perto do homem que caiu nas mãos dos assaltantes, viu sua situação, moveu-se de compaixão e tomou atitude: cuidou de suas feridas, deu-lhe abrigo e buscou criar melhores condições para que aquela pessoa retomasse sua vida.

Portanto, solidariedade é um dom que Deus nos deu, que não é feita apenas de palavras, mas principalmente de atitudes. Solidariedade é reconhecer o outro como seu próximo, amá-lo assim como nos amamos. Solidariedade é buscar alternativas de elevar o próximo tanto na qualidade de vida, quanto na qualidade de consciência de construção de novos valores.

Nos dias atuais, solidariedade pode ser considerada uma virtude, porque quem a vive contrapõe a lógica do sistema que vivemos. Para vivermos num contexto onde a solidariedade “impere”, é necessário negar diversos elementos impostos pelo sistema capitalista, tais como: o consumismo, a competição, o egoísmo, a destruição do meio ambiente, entre outros. 

Portanto, viver a solidariedade atualmente é negar o sistema vigente e buscar na organização de grupos e movimentos as alternativas necessárias para a mudança da realidade social, de pessoas, grupos, comunidades e da sociedade em geral. Muito mais do que uma ação coletiva e pontual entre grupos e movimentos, a solidariedade deve ser uma virtude que toda pessoa deve cultivar dentro de si. As minhas relações com a família, com os vizinhos e amigos, devem sempre expressar a solidariedade que brota dentro de mim, que, unida a tantas outras pessoas que comungam da mesma proposta, realizam ações coletivas de superação das perversidades causadas pelo sistema capitalista. 

Nesse sentido, faz-se necessária uma conversão pessoal para uma ação global. Por último, é importante reconhecer que existem dois tipos de solidariedade. O primeiro é o que prende, sufoca e atrofia as possibilidades de construção de uma vida melhor. Essa solidariedade está muito próxima do conceito antigo de caridade e filantropia, onde a “ação solidária” serve muito mais para o “alivio de consciência” de quem pratica a ação, do que para a emancipação da pessoa que recebe essa ação. O segundo tipo de solidariedade é o que Jesus apresenta na parábola, solidariedade que liberta, que transforma. A solidariedade que é movida pelo sentimento de indignação, que busca no outro a imagem e semelhança de Deus, e que, por isso, é feita com amor, afeto, e busca a transformação da vida das pessoas.

A solidariedade é um elemento básico para a construção de um mundo novo, onde só a boa vontade não é suficiente, pois ela é mais que doar o que sobra, é doar também o que nos pode fazer falta, por entender que o ser humano tem essa possibilidade de permitir que todos os povos tenham o direito de satisfazer suas necessidades, mesmo que isso dependa da ajuda e da participação solidária de todos.

Doe seus bons sentimentos, sua paciência, seu afeto, seu carinho. Doe sua educação, sua colaboração... doe dignidade, respeito, confiança...DOE AMOR!!!