Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A oração nos ajuda a superar as preocupações.


Todos os dias eu leio a Bíblia antes de dormir, já faz parte da minha rotina há muitos anos. A Bíblia é um livro muito antigo. Ela é o resultado de longa experiência religiosa do povo de israel. É o registro de várias pessoas, em diversos lugares, em contextos diversos, escrita ao longo de um período de 1.600 anos por cerca de 40 homens das mais diversas profissões, origens culturais e classes sociais. Portanto ela é mais do que apenas um bom livro, é a vontade de Deus escrita para a humanidade. Nela se encontram, acima de tudo, as respostas para os problemas da humanidade e a base para princípios e normas de moral. No entanto, nem todos os seguidores da Bíblia a interpretam de forma literal, e muitos consideram que muitos dos textos da Bíblia são metafóricos ou que são textos datados que faziam sentido no tempo em que foram escritos, mas foram perdendo seu sentido dentro do contexto da atualidade. Particularmente eu considero a Bíblia uma fonte inesgotável  de ensinamentos que nos servem não apenas em momentos difíceis, mas em todos os momentos. Nenhum outro livro além da Bíblia transformou a vida de tantas pessoas para melhor. Ela é um livro honesto e mostra o ser humano como ele é. A Bíblia expõe o pecado e aponta o caminho para o perdão, ela exorta e consola, faz-nos ser humildes e nos edifica. A Bíblia nos mostra a razão de viver, coloca-nos diante de um alvo que faz sentido, ela lança luz sobre nossas dúvidas. Ela coloca a esperança diante de nossos olhos .

Lendo o livro de Filipenses, atentei para o capitulo 4, e gostaria de compartilhar este ensinamento com vocês.

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”.

Você já foi preso de preocupação ou temor?

Bem, eu sim, e repetidas vezes. A preocupação é uma emoção totalmente inútil. São juros que pagamos antecipadamente por tribulações que nem sempre acontecem. Mas é tão difícil não nos preocupar diante de determinados problemas, principalmente os que nos atinge diretamente. Porém, os versículos acima nos oferecem o melhor antídoto contra a preocupação – a oração.

Deus quer que recorramos a Ele próprio, antes de tudo, em nossos momentos de preocupação ou crise. Promete, se o fizermos, uma benção especial, bastando obedecermos às seguintes quatro normas:

1.    Pare de preocupar-se e comece a orar. Não pense que sua necessidade seja insignificante demais para merecer a atenção de Deus. Ele quer que oremos por tudo.

2.    Conte a Deus o que o aflige. Apesar de onisciente, e de estar a par de sua situação, Deus quer que você verbalize para Ele a sua necessidade e se coloque nas mãos Dele.

3.    Apresente suas petições com ações de graça. Em vez de orar com sentimentos de duvidas, devemos agradecer antecipadamente a Deus as suas respostas, em virtude das promessas que nos faz em sua Palavra.

4.    Receba a Paz do Senhor. Se você agir deste modo, diz o versículo 7, irá experimentar a paz de Deus. No original grego, este versículo significa, literalmente, que a Paz de Deus “montará guarda” ou “guarnecerá” em torno de sua mente e do seu coração, preservando e protegendo você durante esses momentos difíceis de sua vida.

Por isso, quando você vier a ser tentado a preocupar-se com alguma coisa, canalize para a oração toda essa energia que colocarias na preocupação.

Tenho consciência que isso nem sempre é fácil de fazer, mas se você assim como eu, quer superar a preocupação e experimentar a paz de Deus, é algo que deveremos pôr em pratica, conscientemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário